De madrugada, um sismo de magnitude média abalou Portugal. Foi sentido também em Espanha e Marrocos. Eu, que estive acordada toda a noite, porque ainda estou com o ritmo de sono trocado, não senti nada cá no Porto... mas de facto, por volta da 1h comecei a ouvir cães que estavam muito impacientes e ladravam quase em coro! E os pequenos pássaros, apesar do frio, andavam num alvoroço. Pensei logo que situações destas habitualmente ocorrem pouco antes de um sismo. Mas de facto, não o senti. Só soube hoje ao fim da manhã ao ler as notícias. Lembrei-me logo dos cães e dos pássaros...
Aliás, o país tem andado a tremer há bastante tempo. Mas desta vez, Portugal foi abalado pela Mãe Natureza (e com um dedito de São Vicente...)!
A façanha não teve a intervenção de nenhum político, nem de nenhum escândalo político/económico. Até é estranho, não? Mas é verdade: Portugal tremeu 'naturalmente'! Afinal, as actuais engrenagens política e económica ainda não são tão poderosas quanto julgam... ups... desculpem-me o devaneio...
"De acordo com dados do Instituto de Meteorologia de Portugal, o sismo registou 6,1 graus na escala de Richter (num total de 10), uma intensidade considerada média.
O epicentro deu-se no mar, a 30km de profundidade e a Oeste de Gibraltar, cerca de 185km a Oeste de Faro e 264km a Sudoeste de Lisboa. Às 11:00 (em Portugal Continental) a actividade sísmica ainda ocorre.
De acordo com o responsável do IM, Adérito Serrão, "o sismo desta madrugada é o maior registado desde 1969", a cerca de 100 quilómetros do Cabo de São Vicente, no Algarve, mas "sem problemas a registar", reforçou.
O sismólogo Fernando Carrilho afirmou, por seu lado, que as "réplicas são normais" e que "tendem a diminuir quer em intensidade, quer em intervalos de tempo".
O sismo foi registado pela rede de 40 equipamentos distribuídos por todo o território nacional, e teve uma "duração aproximada de três minutos", concluiu o sismólogo.
De acordo com o European-Mediterranean Seismological Centre (Centro Sismológico Euro-Mediterrânico) e do U.S. Geological Survey (USGS, o instituto de geologia norte-americano), o abalo deu-se exactamente às 01:37:47h e teve uma magnitude um pouco mais baixa do que a avaliada pelo Instituto de Meteorologia: 5,7 na escala de Richter.
Já o Instituto de Sismologia de Espanha avaliou em 6,3 na escala de Richter a intensidade do abalo sísmico."
VER NOTÍCIA COMPLETA AQUI
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1449732
VER TAMBÉM AQUI