Domingo, 19 de Setembro de 2010

 

"

Cleópatra pintava os olhos para preservar a saúde

Negro sedutor? Nem por isso.

As egípcias maquilhavam os olhos para se protegerem. Um segredo milenar que é agora revelado.

 

 
 
.

Sedutora e vaidosa, Cleópatra, a imperatriz egípcia, entrou para a história como uma mulher forte e uma estratega. Mas também marcou pelos seus conhecimentos dos tratamentos de beleza. Ficaram célebres os seus banhos em leite de burra. O que não se sabia até agora é que a pesada maquilhagem dos olhos visava mais do que apenas seduzir.

 

Cientistas franceses descobriram, segundo o jornal brasileiro "o Globo", que a maquilhagem marcadamente negra dos olhos das mulheres egípcias da altura ajudavam a manter afastadas doenças oculares.

 

O estudo foi publicado na revista científica "Analytical Chemistry" e, depois de uma detalhada análise, revela a importância dos sais utilizados durante séculos na pintura dos olhos. É que, se utilizados em doses reduzidas, certos sais produzem óxido nítrico, a verdadeira razão do sucesso da maquilhagem egípcia.

 

O óxido nítrico estimula o sistema de defesa humano na destruição de bactérias causadoras de infecções oculares. Não se sabe, contudo, como as mulheres da Antiguidade descobriram os efeitos dos sais.

 

Até há pouco tempo, a ideia geral é justamente a contrária à descoberta pelos cientistas franceses. Um olhar literalmente fatal, devido à presença de cloreto de chumbo naquele tipo de pinturas. Mas, os autores do estudo já citado explicam que as doses deste sal eram tão reduzidas que acabavam por ter um efeito positivo sobre a saúde feminina.

 

O coordenador da pesquisa, Philippe Walter, explica que chegou a estas conclusões através do desenvolvimento de um electrodo com a espessura equivalente a de um decido da espessura de um fio de cabelo para investigar o efeito do cloreto de sódio sobre uma única célula humana. O resultado foi a libertação pela célula de substâncias de defesa. Assim, o investigador está convencido de que ao se maquilhar, as mulheres egípcias procuravam não apenas um método de cosmética mas também uma forma de se protegerem.

.
"
Christiana Martins (www.expresso.pt)
 Quinta-feira, 14 de Janeiro de 2010

 

publicado por Cleópatra M.P. às 12:24
link do post | comentar | favorito!

olá!!
é fantástico não é? temos muito que aprender com o antigo Egipto. Sempre a surpreender :D
Beijo
arkana a 8 de Outubro de 2010 às 12:15


Oi amiga!

Grande verdade!
Sabes, lamento tanto que a Biblioteca de Alexandria tenha tido aquele final tão trágico... penso muitas vezes no conhecimento que ficou perdido.

Beijinho ;-)
Cleópatra M.P. a 12 de Outubro de 2010 às 09:41


Setembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

14
17
18

21
22
25

26
27
29