Segunda-feira, 9 de Novembro de 2009

 

 

* * *

 

.
.
* * *

 

 

Foi a 9 de Novembro de 1989 que o presidente do Partido Comunista da República Democrática Alemã - RDA, Egon Krenz, anunciou a abertura do Muro de Berlim e da fronteira entre o seu país e a República Federal da Alemanha - RFA.

 

A queda do Muro de Berlim, construído durante a Guerra Fria, foi um acto de libertação, em consequência do qual se deu o  reencontro da Europa de Leste com a liberdade.

 

Eu tinha 15 anos e lembro-me muito bem desse momento e das notícias que se viam e ouviam nos dias seguintes. Lembro-me também de ter plena consciência de que se tratava de um acontecimento importante e que de alguma forma, alguma coisa iria mudar no Mundo tal como o conhecíamos.

 

Hoje em dia, são muitas as vezes em que coloco a palavra liberdade entre aspas. Relativamente a muitos temas. Cada vez mais se assiste a uma deturpação do termo liberdade... mas esta minha deambulação fica para uma próxima oportunidade!

 

Para outra oportunidade fica também uma reflexão sobre tantos outros ‘Muros da Vergonha’ que lamentavelmente ainda existem em vários locais do Mundo.

 

Hoje é dia para comemorar os 20 anos da queda do Muro de Berlim, que significou um grande desejo de libertação.

 

Cleópatra

Categorias:
publicado por Cleópatra M.P. às 00:01
link do post | comentar | favorito!

Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
12

15
16
17
18
20

22
24
26
27