Um pouco do meu Mundo interior... um pedaço de mim.

Terça-feira, 14 de Outubro de 2014

 

 

 

Comemora-se hoje o 108º aniversário de Hannah Arendt.

Nascida em  Linden, Alemanha, a 14 de outubro de 1906. Viria a falecer em Nova Iorque, Estados Unidos, a 4 de dezembro de 1975.

Hannah Arendt foi uma filósofa política alemã de origem judaica, uma das mais influentes do século XX. 

 

 

 

* * *

HANNAH ARENDT - 108 ANIVERSARIO 

 

* * *

 

"Haverá talvez verdades que ficam além da linguagem e que podem ser de grande relevância para o homem no singular, isto é, para o homem que, seja o que for, não é um ser político. Mas os homens no plural, isto é, os homens que vivem e se movem e agem neste mundo, só podem experimentar o significado das coisas por poderem falar e ser inteligíveis entre si e consigo mesmos.
        Mais próximo e talvez igualmente decisivo é outro acontecimento não menos ameaçador: o advento da automação, que dentro de algumas décadas provavelmente esvaziará as fábricas e libertará a humanidade do seu fardo mais antigo e mais natural, o fardo do trabalho e da sujeição à necessidade. Mais uma vez, trata-se de um aspecto fundamental da condição humana; mas a rebelião contra esse aspecto, o desejo de libertação das 'fadigas e penas' do trabalho é tão antigo como a história de que se tem registo. Por si, a isenção do trabalho não é novidade: já foi um dos mais arraigados privilégios de uma minoria. Neste segundo caso, parece que o progresso científico e as conquistas da técnica serviram apenas para a realização de algo com que todas as eras anteriores sonharam e nenhuma pôde realizar. (...) O que se nos depara, portanto, é a possibilidade de uma sociedade de trabalhadores sem trabalho, isto é, sem a única actividade que lhes resta. Certamente nada poderia ser pior."

 

 

Hannah Arendt, in A Condição Humana, 1958

 

 

 

publicado por Cleópatra MP às 00:00
link do post | comentar | favorito!

Outubro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
16

25

26
27
28
30


Tradutor | Translator
Free counters!
RSS